sexta-feira, 12 de junho de 2009

A mídia e o adolescente



Falarei aqui neste post sobre a influência da mídia sobre os jovens que, ao terem contato com a tv, têm seus valores corrompidos. Este em maioria relacionados a aparência, comportamento/imagem e cultura.
A televisão se destaca, pois não só é um dos dois maiores meios de comunicação (o outro seria a Internet) como também é uma mídia completamente comercial.


Aqui vão os exemplos:
Aparência: Filmes, séries, comerciais, etc, onde as roupas e o visual servem de base para o senso comúm.

Imagem/Comportamento: Propagandas de bebidas alcoólicas mostrando pessoas jovens, bonitas e às vezes até celebridades.
Obs.: O Brasil é o único país no mundo onde é permitido que celebridades façam propagandas de bebidas.
Não há incitação a ética, a valores morais, a respeito, mas para superficialidades, como a valorização excessiva da imagem ou mesmo o materialismo.

Cultura: Limitação do senso crítico: Não há estímulo a curiosidade, só há a publicação do produto.
Por que?: Está mais do que claro para todos que qualquer canal de tv tem como objetivo final o lucro, sendo assim a mesma acabará apoiando a chamada arte pop, independente se nesta existe alguma qualidade ou não. Conclusão: Não lhes é interessante o progresso cultura ou mesmo moral, salvando exceções.

Citarei mais dois exemplos, estes são clássicos e bem específicos: todos aqueles moleques ansiosos por músculos poderosos ou meninas loucas para terem o cabelo liso igual ao "daquela" atriz famosa. Aí o cara cansado de puxar ferro investe nos esteroides anabolizantes e a menina faz chapinha e escova progressiva a adolescência inteira com produtos baratos. O resultado nós já sabemos.
Acha que está saindo no lucro com essa troca? Algo que compromete nossa saúde por uma aparência chamativa e esteriotipada, a resposta é óbvia, nunca.

Outro exemplo, esse relacionado a comportamento/imagem. Esse aqui causou muita polêmica em 1976, a chamada Lei de Gérson, criada após o meia armador da Seleção Brasileira de Futebol fazer uma propaganda para os cigarros Vila Rica. A repercussão foi causada pela frase final onde o jogador afirma algo referente a "levar vantagem em tudo", uma postura que, teoricamente, não covém com os valores morais, pois está diretamente relacionada ao individualismo.
O comercial:



Por fim, chegamos ao desfecho com o seguinte resultado: a televisão é uma mídia de grande alcance, mas quase que totalmente fechada, afinal é um negócio e sendo assim sempre comprometerá em certos setores devido a falta de bom senso de alguns dos responsáveis pela organização dos mesmos. E isso tudo causa corrupção na mentalidade das massas.

Espero ter despertado interesse, ou quem sabe até um certo desconforto moral em alguns. ;)

Façamos a diferença nesse mundo alienado!

2 comentários:

  1. Gostei do post =) Hoje em dia, a mídia impõe suas próprias regras, e também não posso dizer que estou imune a isso.
    Já ouviu "Até Quando?", de Gabriel, o Pensador? Tem uma parte que realmente me lembrou esse post.

    ResponderExcluir
  2. gostei dessa postagem.vc esta com 100% correto.
    parabens pela postagens :)

    ResponderExcluir