segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Luta Contra o Medo e a Timidez.


Embora você já deva ter pensado no frase: "Viva sem medo de arriscar" e achado muito bonita, talvez na hora de uma decisão você acabou preferindo a alternativa menos ousada, por temer o próprio fracasso, ficou na sua ao invés de chegar "naquela" moça, por exemplo. Bom, essa postagem trata-se disso, vencer os medos e não entregar-se ao mesmo, pois seja qual for a situação, ter fé no próprio sucesso vai nos garantir mais experiências, o que sempre é lucro!

Sendo mais otimista e não perdendo oportunidades de ganhar experiência já estará fazendo um bom negócio. Pense bem, o que você ganhará se evitar em se expressar? Deixará de passar vergonha? Besteira, pois o problema não é errar e os outros saberem do teu erro, o problema é justamente não arriscar e não descobrir se erraria ou não. Vivemos com o desejo de evoluir, então o que ganharemos se nos expressarmos com sinceridade? Certamente alguém, em algum momento, nos julgará e irá expor isso. Então, qual a nossa reação? Uma auto-análise, ou seja, pensamos sobre a crítica e tentamos, à partir de uma argumentação, chegar a uma conclusão. Tudo sempre para descobrir nossas próprias carências. E se é difícil olhar para si mesmo e enumerar defeitos, pois então, deixe que os outros façam isso por você, reaja de maneira pacífica, pense na troca de argumentos e então decida-se em, ou jogar fora as críticas de um equivocado, ou aceita-las e reconhecer o próprio defeito.

Isso me lembra aquela velha frase: "Aprendemos mais na derrota do que na vitória". Se está indeciso, tente esquecer o orgulho que tentaria te impedir de arriscar ser contrariado ou no exemplo mais acima, ser rejeitado pela moça. Lembre-se do que isso lhe tratá de bom mais tarde, lute pensando no futuro.

Aliás, isso me lembra de um outro tipo de frase, que me dói os ouvidos quando dita: Aquele clássico "Sou mais eu" ou "não vou mudar por causa dos outros". Ora essa, mas se ninguém é perfeito, por que não quer mudar? Será preguiça de pensar em melhorar? Será orgulho? Só sei que é uma desculpa muito fraca, santa arrogância que realmente me decepciona.

Enfim, procure não exitar e sempre ir até o fim, esmagando a falta de vontade e a indecisão com ímpeto e arrojamento!

2 comentários: