segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Luta Contra o Medo e a Timidez.


Embora você já deva ter pensado no frase: "Viva sem medo de arriscar" e achado muito bonita, talvez na hora de uma decisão você acabou preferindo a alternativa menos ousada, por temer o próprio fracasso, ficou na sua ao invés de chegar "naquela" moça, por exemplo. Bom, essa postagem trata-se disso, vencer os medos e não entregar-se ao mesmo, pois seja qual for a situação, ter fé no próprio sucesso vai nos garantir mais experiências, o que sempre é lucro!

Sendo mais otimista e não perdendo oportunidades de ganhar experiência já estará fazendo um bom negócio. Pense bem, o que você ganhará se evitar em se expressar? Deixará de passar vergonha? Besteira, pois o problema não é errar e os outros saberem do teu erro, o problema é justamente não arriscar e não descobrir se erraria ou não. Vivemos com o desejo de evoluir, então o que ganharemos se nos expressarmos com sinceridade? Certamente alguém, em algum momento, nos julgará e irá expor isso. Então, qual a nossa reação? Uma auto-análise, ou seja, pensamos sobre a crítica e tentamos, à partir de uma argumentação, chegar a uma conclusão. Tudo sempre para descobrir nossas próprias carências. E se é difícil olhar para si mesmo e enumerar defeitos, pois então, deixe que os outros façam isso por você, reaja de maneira pacífica, pense na troca de argumentos e então decida-se em, ou jogar fora as críticas de um equivocado, ou aceita-las e reconhecer o próprio defeito.

Isso me lembra aquela velha frase: "Aprendemos mais na derrota do que na vitória". Se está indeciso, tente esquecer o orgulho que tentaria te impedir de arriscar ser contrariado ou no exemplo mais acima, ser rejeitado pela moça. Lembre-se do que isso lhe tratá de bom mais tarde, lute pensando no futuro.

Aliás, isso me lembra de um outro tipo de frase, que me dói os ouvidos quando dita: Aquele clássico "Sou mais eu" ou "não vou mudar por causa dos outros". Ora essa, mas se ninguém é perfeito, por que não quer mudar? Será preguiça de pensar em melhorar? Será orgulho? Só sei que é uma desculpa muito fraca, santa arrogância que realmente me decepciona.

Enfim, procure não exitar e sempre ir até o fim, esmagando a falta de vontade e a indecisão com ímpeto e arrojamento!

sábado, 13 de junho de 2009

Bullying Virtual



O bullying virtual, ou cyberbullying, é um ato de violência psicológica à partir da Internet, seja por uma intimidação, uma ameaça ou o mais comum: a divulgação de uma foto ou um vídeo da vítima em situação constrangedora.

Cuidado com o que você divulga por aí, você pode estar dando motivo para alguém ganhar uma fase perturbante na adolescência!

Comunidades da rede de relacionamentos Orkut com o nome de "Caiu na Net" tem como principal objetivo divulgar fotos e vídeos difamando pessoas, tudo para entreter alguns desocupados. Depois vem o pior: a divulgação das tais fotos/vídeos causa a procura de contato com a vítima para que aí sim o bullying propriamente dito ocorrer, centenas de scraps (recados) perturbadores no perfil da vítima, será que compensa? Vamos ver as consequências:

Podem ser depressão, angústia, baixa auto-estima e estresse.

Algumas risadas por tristeza, vergonha e angústia, você quer mesmo fazer parte disso?
Acredito que não. Se essa foi a sua resposta: Não divulgue, mas também denuncie, pois o medo e a falta de interesse também são uma espécie de censura.

Fiquem ligados!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A mídia e o adolescente



Falarei aqui neste post sobre a influência da mídia sobre os jovens que, ao terem contato com a tv, têm seus valores corrompidos. Este em maioria relacionados a aparência, comportamento/imagem e cultura.
A televisão se destaca, pois não só é um dos dois maiores meios de comunicação (o outro seria a Internet) como também é uma mídia completamente comercial.


Aqui vão os exemplos:
Aparência: Filmes, séries, comerciais, etc, onde as roupas e o visual servem de base para o senso comúm.

Imagem/Comportamento: Propagandas de bebidas alcoólicas mostrando pessoas jovens, bonitas e às vezes até celebridades.
Obs.: O Brasil é o único país no mundo onde é permitido que celebridades façam propagandas de bebidas.
Não há incitação a ética, a valores morais, a respeito, mas para superficialidades, como a valorização excessiva da imagem ou mesmo o materialismo.

Cultura: Limitação do senso crítico: Não há estímulo a curiosidade, só há a publicação do produto.
Por que?: Está mais do que claro para todos que qualquer canal de tv tem como objetivo final o lucro, sendo assim a mesma acabará apoiando a chamada arte pop, independente se nesta existe alguma qualidade ou não. Conclusão: Não lhes é interessante o progresso cultura ou mesmo moral, salvando exceções.

Citarei mais dois exemplos, estes são clássicos e bem específicos: todos aqueles moleques ansiosos por músculos poderosos ou meninas loucas para terem o cabelo liso igual ao "daquela" atriz famosa. Aí o cara cansado de puxar ferro investe nos esteroides anabolizantes e a menina faz chapinha e escova progressiva a adolescência inteira com produtos baratos. O resultado nós já sabemos.
Acha que está saindo no lucro com essa troca? Algo que compromete nossa saúde por uma aparência chamativa e esteriotipada, a resposta é óbvia, nunca.

Outro exemplo, esse relacionado a comportamento/imagem. Esse aqui causou muita polêmica em 1976, a chamada Lei de Gérson, criada após o meia armador da Seleção Brasileira de Futebol fazer uma propaganda para os cigarros Vila Rica. A repercussão foi causada pela frase final onde o jogador afirma algo referente a "levar vantagem em tudo", uma postura que, teoricamente, não covém com os valores morais, pois está diretamente relacionada ao individualismo.
O comercial:



Por fim, chegamos ao desfecho com o seguinte resultado: a televisão é uma mídia de grande alcance, mas quase que totalmente fechada, afinal é um negócio e sendo assim sempre comprometerá em certos setores devido a falta de bom senso de alguns dos responsáveis pela organização dos mesmos. E isso tudo causa corrupção na mentalidade das massas.

Espero ter despertado interesse, ou quem sabe até um certo desconforto moral em alguns. ;)

Façamos a diferença nesse mundo alienado!

Porque oculto do aparente / o que você vai encontrar por aqui

Queria postar algo pra começar, mas não tenho a mínima ideia do que, então resolvi dizer de onde eu tirei esse título pro blog.

Tenho um livro chamado "O Segredo Judaico da Resolução de Problemas", de Nilton Bonder, cuja filosofia de vida divide o mundo das questões (problemas) em quatro tipos, o "aparente do aparente", o "oculto do aparente", o "aparente do oculto" e o "oculto do oculto".

Explicar de maneira simplificada os dois primeiros:
- O Aparente do aparente: Bom, este está na cara, né? É o óbvio, facilmente notado pelos nossos sentidos.

- O Oculto do aparente: Uma informação escondida no óbvio, ou seja, algo que para ser descoberto necessita do uso da razão, da dedução etc. Está na cara, mas ninguem percebe.

Pode parecer algo indecifrável os outros dois tipos, mas são só ângulos diferentes de se analisar uma situação, afim de encontrar a reação mais sábia.
O Oculto do aparente é basicamente o uso da razão misturado às experiências sensoriais, é mais ou menos isso que postarei aqui: minhas posições, algumas teorias sobre a resolução dos problemas à partir da razão e da percepção, algo que qualquer um pode usar de base para um questionamento, uma auto-crítica, ou um debate entre amigos.

Abordarei vários setores, como religião, música, compostura, desenvoltura social, relacionamentos amorosos... enfim, coisas com as quais todos temos contato frequentemente.
Meu público alvo é o adolescente, mas garanto que os posts podem ser interessantes para adultos, por mais que tenham sido desenvolvidos por uma mente adolescente ^^
Espero agradar alguns.

=)